sábado, 16 de abril de 2011

Visitas aos Jardins de Infância

Nos dias 29 de Março e 4 de Abril fui visitar os meninos dos Jardins de Melo e Folgosinho e de Arcozelo e Moimenta da Serra, respectivamente. Nestes dias, a lição foi sobre o que é o CERVAS, o que são
 animais selvagens e o que fazer se virmos um animal selvagem ferido.
Começamos com algumas dinâmicas de grupo de onde consegui a atenção dos alunos, aproveitando essa concentração tivemos uma conversa onde discutimos onde fica o CERVAS, o que se faz lá e quais são os animais domésticos e quais os selvagens.










Em continuação fizemos o mesmo teatro que os alunos das EB1. O Fernando caiu de uma árvore e uns meninos que iam a passear viram-no ferido e telefonaram para o SEPNA-GNR. O SEPNA foi buscar o Fernando ferido e encaminhou-o para o CERVAS. No CERVAS, estava o senhor veterinário que examinou o Fernando e cuidou dele até ele ficar bom e poder ser devolvido à natureza.



No final pintamos uma folha que estava cheia de animais e os meninos só podiam colorir os que eram selvagens. Os meninos gostaram muito e mostraram ter aprendido a distinção entre animais domésticos e selvagens. Eu diverti-me imenso e aprendi que o trabalho com os mais pequeninos tem que ser diferente para conseguir a sua atenção!


Desenhos do JI de Arcozelo