sexta-feira, 15 de abril de 2011

Calendário Verde

Cada escola primária inserida no programa deste estágio recebeu um calendário, restringido aos 4 meses em que o CERVAS os visita, onde estão assinaladas as datas em que vou à escola bem como algumas datas ambientais de referir.


Em conjunto com o calendário recortei algumas imagens representativas para os alunos colarem nas datas assinaladas, desta forma o calendário não é esquecido e as datas ambientais importantes são recordadas.










Primeiras Visitas

As visitas começaram no dia 14 de Março em Folgosinho e Melo e no dia 17 do mesmo mês em Arcozelo e Paços da Serra com o tema: Centros de Recuperação. A sessão foi iniciada com testes diagnóstico, onde os alunos puderam registar o que já sabiam sobre o assunto, depois continuamos com uma apresentação em power-point
e um teatro representativo do processo de recuperação de um animal selvagem ferido, mais concretamente, do Fernando. 


Os  meninos simularam todos os passos da recuperação do Fernando, desde que o encontraram caído no chão, ao seu transporte para ao CERVAS, tratamento e libertação.





No final, repetimos os testes diagnóstico, onde os alunos mostraram ter retido a mensagem transmitida ao longo da sessão. 
Desta vez foi lançado o desafio de, no meu regresso, os alunos reconstruirem todo o processo de recuperação de um outro animal selvagem que encontrassem ferido.

Foi uma primeira experiência muito divertida e enriquecedora para ambas as partes. Os alunos aprenderam o que é o CERVAS, o que se faz lá, compreenderam a diferença entre animais domésticos e selvagens e ficaram a saber o que devem fazer se um dia virem um animal selvagem ferido.
 Eu percebi a forma como devo falar com eles e como cativar a sua atenção!

Compreender e Abraçar a Natureza

O nome do meu estágio é Compreender e Abraçar a Natureza, pois um dos meus objectivos é fazer com que os meninos percebam que a natureza é importante e que devemos respeita-la e protegê-la.
No âmbito desse estágio, para além de ajudar a cuidar dos animais, visito os Jardins de Infância e as escolas primárias que fazem parte do agrupamento de escolas de Gouveia e estão inseridos no projecto Eco-Escolas.

Aos Jardins de Infância de Moimenta da Serra, Arcozelo, Melo e Folgosinho já fiz a minha primeira visita, mas espero em breve ter um tempinho para os voltar a ir ver. Os meninos do Jardim de Infância de Gouveia são os próximos a quem vou ensinar, brincando, o que são animais selvagens e o que fazer quando vemos um animal selvagem ferido. No final serão feitos testes afim de reunir dados acerca da sua aprendizagem.

Pelas EB1 de Melo, Folgosinho, Arcozelo e Paços da Serra o trabalho é um pouco mais extenso, tenho agendadas 4 visitas, uma por mês com cada uma delas. Em cada visita falamos de temas diferentes, fazemos testes diagnóstico e uma actividade de acordo com tema do dia.

No final de todas as visitas tratarei estatisticamente os dados recolhidos, através dos testes diagnóstico. Com este estudo pretendo perceber qual a melhor forma de comunicar e transmitir mensagens tão sérias e complexas a alunos com idades entre os 3 e os 10 anos.

Desenhos do JI de Arcozelo