segunda-feira, 18 de abril de 2011

Obrigado!

Agradeço às meninas de Paços da Serra que me deram o papelinho que assinalava que elas, no teatro, faziam parte do CERVAS e a oferta da borboleta. Obrigado!



2ª Visita às EB1

Depois dos divertidos teatros apresentados pelos alunos fizemos os testes diagnóstico e apresentei o power-point sobre o tema proposto: Aves de Rapina.
Os alunos aprenderam o que são aves de rapina, a sua importância e algumas características das espécies de aves de rapina que dão entrada em maior número no nosso centro. Estes miúdos tiveram oportunidade de assistir a alguns filmes, de ver crânios e de tocar em patas e penas, o que lhes permitiu uma maior aproximação da realidade dos tamanhos, texturas e aparências das espécies faladas.









Os alunos dos 1º e 2º anos fazem testes diagnóstico cujas perguntas são colocadas através de imagens e os alunos dos 3º e 4º anos, como já sabem ler, fazem testes de escolha multipla com perguntas escritas. Desta vez, estes testes eram um pouco mais difíceis do que os primeiros, mas não foi por isso que os alunos deixaram de saber responder correctamente às perguntas. Uma ou outra hesitação mas em geral os resultados são bastante positivos.


Foi uma sessão um pouco mais longa do que a primeira, mas com os filmes e a possibilidade de tocar nas penas e nas patas penso ter sido interessante e produtiva!

Protagonistas da 2ª Sessão nas EB1

Nos dias 5 e 6 de Abril voltei às escolas de Melo, Folgosinho, Arcozelo e Paços da Serra, mas desta vez o inicio foi diferente, pois os alunos tinham sido desafiados, na visita anterior, a realizar um teatro semelhante ao já representado com o Fernando. Aceitando o desafio foram os protagonistas da encenação que, desta vez, abriram a sessão.
Representaram a árvore de onde caiu a ave, a pessoa que encontrou o animal ferido e chamou o SEPNA-GNR, o SEPNA a ir buscar o animal e a levá-lo para o CERVAS. No CERVAS representaram veterinários a fazer diagnósticos e curativos rigorosos e todas as etapas duma recuperação digna. Para além de todos terem construído histórias com espécies de aves diferentes e causas de ingresso variadas nenhum deles se esqueceu dos cuidados básicos: o silêncio quando nos aproximamos do animal e de lhe colocar a toalha sobre os olhos!!


Foi uma enorme e agradável surpresa ver como os alunos, divertindo-se, mostraram ter aprendido toda a informação pretendida. 

PARABÉNS meninos, estiveram muito bem, fico imensamente contente e orgulhosa de ver que aprenderam a lição ;)

Desenhos do JI de Arcozelo

Passados dois dias de ter ido ao Jardim de Infância de Arcozelo, voltei para a 2ª sessão da EB1. No intervalo fui dizer olá aos mais pequeninos, e qual não foi o meu espanto quando a professora me entrega desenhos feitos pelos alunos. Desenhos onde representaram o que tínhamos feito no teatro, todos os passinhos da recuperação do Fernando que caiu da árvore.
Fiquei extremamente surpresa e muito muito contente por ver como crianças com idades entre os 3 e os 6 anos conseguiram aprender o que devem fazer se um dia virem um animal selvagem ferido!!
Muito obrigado pelos desenhos meus pequenos, adorei :)

Desenhos do JI de Arcozelo