terça-feira, 3 de maio de 2011

Desafio 6

Como deve ser a caixa onde o animal é transportado?

Desafio 5

Porque é que sempre que pegamos num animal selvagem devemos tapar-lhe os olhos com uma toalha ou pano?

Visita ao Jardim de Infância de Gouveia

Dia 2 de Maio, enquanto o sol ainda brilhava fui com os meninos do Jardim de Gouveia para a Cerca. A Cerca é um espaço verde onde, ao mesmo tempo que falamos de animais selvagens podemos ver e ouvir alguns deles! Conversamos sobre o CERVAS e o trabalho que fazemos por cá.


Em seguida, os alunos, através de um teatro com o Fernando representaram o que devemos fazer se virmos um animal selvagem ferido. O Fernando voltou a cair de uma árvore e os meninos queriam ajudá-lo...Então puseram uma toalhinha por cima dos olhos do animal, colocaram-no dentro duma caixa com furinhos e telefonaram para o SEPNA-GNR para o irem buscar e o levarem para o CERVAS.










No nosso Centro estava uma veterinária que diagnosticou as duas asas partidas!! Fez-lhe ligaduras e manteve o Fernando dentro duma jaula escura, isolado e quentinho até ficar melhor.


Quando o Fernando já tinha recuperado as suas asas partidas, a veterinária meteu-o no túnel de voo, um corredor muito comprido onde a ave pode exercitar os seus músculos de voo e as técnicas de caça.
Após meses no CERVAS, até ficar totalmente recuperado, a veterinária achou que o Fernando já estava preparado para voltar para a sua casa, a natureza, pois ele mostrava já conseguir voar e alimentar-se bem.
Foi então que a doutora pôs a anilha ao animal e convidou as meninas que o tinham encontrado ferido para o libertar. As meninas aceitaram o convite e, com todos os colegas a assistir, devolveram o Fernando à sua árvore.










No final, fizemos um joguinho com imagens de animais domésticos e selvagens com o qual os alunos mostraram já saber distinguir os animais que podemos ter em casa dos que não podemos. 


Foi uma tarde divertida e gratificante, pois os meninos provaram que aprenderam a lição, portanto se agora virem um animal selvagem ferido já sabem como o podem ajudar.

Desenhos do JI de Arcozelo