terça-feira, 10 de maio de 2011

Desafio 7

Consegues colorir?

2ª Visita aos Jardins de Infância

A 5 e 6 de Maio voltei, pela segunda vez, aos Jardins de Arcozelo e Melo.
Desta vez, começamos por relembrar a diferença entre animais domésticos e selvagens e, para nunca mais esquecer esta lição, fizemos um joguinho. Neste jogo a turma foi dividida em duas equipas e só partia um elemento de cada equipa, de cada vez. Os alunos corriam, tendo que fintar obstáculos, até chegarem a uma caixa. Dentro dessa caixa havia imagens de animais selvagens da fauna de Portugal e animais domésticos. O objectivo era os jogadores separarem os animais selvagens dos domésticos, colocando-os nos respectivos lugares. No final, ganhou a equipa que teve maior número de imagens colocadas nos sítios correctos. Acontece que estes meninos já sabem bem a lição pelo que os erros foram muito poucos! 



















No seguimento do jogo caiu a questão:
Como é que os animais selvagens se magoam, para irem para o CERVAS?!!
Foi a partir desta questão que estivemos a pensar e a analisar as possíveis causas de ingresso dos animais no nosso Centro. Depois, os alunos fizeram teatros sobre possíveis causas de ingresso de diferentes animais selvagens da fauna portuguesa, toda a representação foi pensada e encenada por eles próprios.













No final ficou lançado o desafio dos alunos elaborarem um cartaz no qual representam um animal selvagem, uma causa de ingresso e a forma como podemos evitar esses ingressos. Estou ansiosa por ver o que conseguem fazer!

Com o jogo inicial percebi que, duma forma geral, os meninos já aprenderam a distinguir os animais selvagens dos domésticos e conseguem dar exemplos de animais selvagens para além do leão e do tigre, pois são já capazes de dar exemplos de animais selvagens que existem em Portugal e de alguns que, inclusivamente, vivem perto deles.
Com a discussão em redor da questão das causas de ingresso, os meninos aperceberam-se que há muitas coisas à nossa volta onde os animais selvagens se podem aleijar. Com isto, ficou no ar a pergunta: Como é que será que podemos evitar que os animais selvagens se magoem? Vai ser o que eu vou descobrir quando vir os cartazes terminados.

Brincadeira do JI de Arcozelo!

Na semana passada telefonei para o Jardim de Infância de Arcozelo a perguntar se dava para marcar uma nova sessão. A professora, entusiasmada e sem hesitar, responde-me que sim e conta-me:

Os meninos aprenderam bem a lição, o teatro que foi encenado com o Fernando já faz parte das brincadeiras deles! Fazem que encontram um animal selvagem ferido caído, telefonam ao SEPNA-GNR para fazerem o animal chegar ao CERVAS e cuidam dele até estar recuperado e poder ser libertado.

Fiquei muito muito contente de saber que os alunos não só gostaram e aprenderam o que fazer quando se encontra um animal selvagem ferido mas também que o encenam rotineiramente, não deixando cair em esquecimento o procedimento.

Estão de PARABÉNS meninos ;)

Desenhos do JI de Arcozelo