quinta-feira, 19 de maio de 2011

3ª Visitas às EB1

Depois da apresentação dos trabalhos e de fazer as fichas diagnóstico passamos então ao tema do dia: Mamíferos de Portugal!

Discutimos o que são mamíferos, falamos de alguns exemplos aquáticos e terrestres e conversamos um pouco sobre morcegos, pois 2011 é o Ano Europeu do Morcego.












Os alunos aprenderam onde vivem os morcegos, o que comem, como localizam o alimento e algumas curiosidades sobre eles. Para lhes explicar a ecolocação utilizei uma bola, a qual atirei à parede de diferentes distâncias fazendo os alunos perceber que quanto mais perto o morcego estiver do insecto mais rapidamente o eco do som que ele emite voltará para trás.
Com outros objectos fizemos diferentes experiências afim dos alunos entenderem este processo. 




Aprenderam também quais as ameaças para estes animais, como podemos evitar a sua ida para o CERVAS e o que fazer se um morcego entrar em nossa casa!

No final, voltamos a fazer os testes, agora sem dúvidas sobre quais as respostas correctas :) 
 

Os alunos estiveram muito atentos durante toda a apresentação e deixaram-me muito contente, quando no final lhes perguntei as ideias chave do dia e eles me souberam responder com certeza!


Boa meninos! ;)

3ª Visitas às EB1 - Desafio das Aves

Entre os dias 12 e 19 de Maio as Escolas de ensino Básico contaram com a minha 3ª visita!
Da última vez que visitei estas escolas deixei outro desafio para os alunos resolverem, preencher umas fichas sobre aves de rapina na qual tinham que desenhar uma ave de rapina que escolhessem e descrever algumas das suas características.



Foi com a apresentação desses pequenos grandes trabalhos que demos inicio a esta 3ª sessão. Os alunos explicaram aos colegas algumas das características da ave que tinham escolhido e em conjunto todos recordamos o tema das aves de rapina.


Foi, de facto, um inicio interessante onde os alunos me provaram saber responder a todas as perguntas que tinha para fazer acerca do assunto.


Parabéns meninos, estou muito orgulhosa de vocês;)

Desenhos do JI de Arcozelo