terça-feira, 14 de junho de 2011

4ª e Última Visita às EB1

Dias 2, 7 e 9 de Junho fui, pela última vez, às 4 escolas que tenho acompanhado. Mal cheguei, os meninos mostram-me os trabalhos que tinham feito sobre morcegos, tema que tinha sido abordado na última sessão: máscaras, mobiles, desenhos e palavras cruzadas, entre mil cores os alunos deram vida aos morcegos de papel!













De seguida, fizemos os testes diagnóstico iniciais e demos inicio ao tema do dia: Fogos da Serra da Estrela. Conversamos sobre as causas de incêndio, as dificuldades dos bombeiros no confronto com as chamas, o que podemos fazer para evitar incêndios, o impacto que um incêndio tem na natureza e como podemos ajudá-la a recuperar. Esta foi uma apresentação muito interessante e informativa mas um pouco mais curta do que as anteriores, pois havia um jogo muito divertido preparado para o final da sessão! 











Neste jogo havia um tabuleiro e um dado grandes para duas equipas participarem. Cada uma das equipas tinha um jogador em cima do tabuleiro representando o papel de peão. À vez, as equipas lançavam o dado e o peão respectivo avançava no tabuleiro o número de casas que tivesse saído no dado, no entanto, o avanço do peão só era válido se a sua equipa acertasse numa pergunta, sobre uma das quatro sessões, colocada pelo adversário. As equipas tinham 10 segundos para os seus porta-voz responderem à questão, se este acertasse na resposta o respectivo peão conquistava a casa para onde avançara, caso contrário o peão tinha que recuar uma casa no tabuleiro.


A equipa que chegasse primeiro à ultima casa do tabuleiro de jogo vencia e dava um castigo à equipa derrotada.


Foi uma sessão muito divertida mas que deixou imensa saudade, pois chegou ao fim a minha jornada entre os meninos da primária e com ela termino este projecto: Compreender e Abraçar a Natureza. Em breve publicarei os resultados obtidos com o trabalho para vos mostrar, a todos que me acompanharam, as conclusões a que cheguei.

Agradeço a todos que me apoiaram ao longo deste trabalho e a todos os meninos um grande beijinho muito grande, espero que tenham gostado e aprendido como podemos contribuir para conservar a natureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desenhos do JI de Arcozelo