quarta-feira, 20 de abril de 2011


No jornal "Notícias de Gouveia" do mês de Março foi lançada uma notícia  reconhecendo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no CERVAS!

É gratificante ver que as pessoas reconhecem o esforço que o nosso centro faz não só na recuperação dos animais selvagens feridos mas também na área da educação ambiental, pois só quando todos lutam em prol dum mesmo objectivo é que esse se realiza. Por isso é fundamental que todos estejam informados sobre o que podemos fazer para colaborar na conservação das espécies que tão perto de nós habitam.

Agradeço a todos que se esforçam no sentido de conservar a nossa fauna e flora e tentam ensinar os mais novos a fazê-lo também.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Obrigado!

Agradeço às meninas de Paços da Serra que me deram o papelinho que assinalava que elas, no teatro, faziam parte do CERVAS e a oferta da borboleta. Obrigado!



2ª Visita às EB1

Depois dos divertidos teatros apresentados pelos alunos fizemos os testes diagnóstico e apresentei o power-point sobre o tema proposto: Aves de Rapina.
Os alunos aprenderam o que são aves de rapina, a sua importância e algumas características das espécies de aves de rapina que dão entrada em maior número no nosso centro. Estes miúdos tiveram oportunidade de assistir a alguns filmes, de ver crânios e de tocar em patas e penas, o que lhes permitiu uma maior aproximação da realidade dos tamanhos, texturas e aparências das espécies faladas.









Os alunos dos 1º e 2º anos fazem testes diagnóstico cujas perguntas são colocadas através de imagens e os alunos dos 3º e 4º anos, como já sabem ler, fazem testes de escolha multipla com perguntas escritas. Desta vez, estes testes eram um pouco mais difíceis do que os primeiros, mas não foi por isso que os alunos deixaram de saber responder correctamente às perguntas. Uma ou outra hesitação mas em geral os resultados são bastante positivos.


Foi uma sessão um pouco mais longa do que a primeira, mas com os filmes e a possibilidade de tocar nas penas e nas patas penso ter sido interessante e produtiva!

Protagonistas da 2ª Sessão nas EB1

Nos dias 5 e 6 de Abril voltei às escolas de Melo, Folgosinho, Arcozelo e Paços da Serra, mas desta vez o inicio foi diferente, pois os alunos tinham sido desafiados, na visita anterior, a realizar um teatro semelhante ao já representado com o Fernando. Aceitando o desafio foram os protagonistas da encenação que, desta vez, abriram a sessão.
Representaram a árvore de onde caiu a ave, a pessoa que encontrou o animal ferido e chamou o SEPNA-GNR, o SEPNA a ir buscar o animal e a levá-lo para o CERVAS. No CERVAS representaram veterinários a fazer diagnósticos e curativos rigorosos e todas as etapas duma recuperação digna. Para além de todos terem construído histórias com espécies de aves diferentes e causas de ingresso variadas nenhum deles se esqueceu dos cuidados básicos: o silêncio quando nos aproximamos do animal e de lhe colocar a toalha sobre os olhos!!


Foi uma enorme e agradável surpresa ver como os alunos, divertindo-se, mostraram ter aprendido toda a informação pretendida. 

PARABÉNS meninos, estiveram muito bem, fico imensamente contente e orgulhosa de ver que aprenderam a lição ;)

Desenhos do JI de Arcozelo

Passados dois dias de ter ido ao Jardim de Infância de Arcozelo, voltei para a 2ª sessão da EB1. No intervalo fui dizer olá aos mais pequeninos, e qual não foi o meu espanto quando a professora me entrega desenhos feitos pelos alunos. Desenhos onde representaram o que tínhamos feito no teatro, todos os passinhos da recuperação do Fernando que caiu da árvore.
Fiquei extremamente surpresa e muito muito contente por ver como crianças com idades entre os 3 e os 6 anos conseguiram aprender o que devem fazer se um dia virem um animal selvagem ferido!!
Muito obrigado pelos desenhos meus pequenos, adorei :)

sábado, 16 de abril de 2011

Visitas aos Jardins de Infância

Nos dias 29 de Março e 4 de Abril fui visitar os meninos dos Jardins de Melo e Folgosinho e de Arcozelo e Moimenta da Serra, respectivamente. Nestes dias, a lição foi sobre o que é o CERVAS, o que são
 animais selvagens e o que fazer se virmos um animal selvagem ferido.
Começamos com algumas dinâmicas de grupo de onde consegui a atenção dos alunos, aproveitando essa concentração tivemos uma conversa onde discutimos onde fica o CERVAS, o que se faz lá e quais são os animais domésticos e quais os selvagens.










Em continuação fizemos o mesmo teatro que os alunos das EB1. O Fernando caiu de uma árvore e uns meninos que iam a passear viram-no ferido e telefonaram para o SEPNA-GNR. O SEPNA foi buscar o Fernando ferido e encaminhou-o para o CERVAS. No CERVAS, estava o senhor veterinário que examinou o Fernando e cuidou dele até ele ficar bom e poder ser devolvido à natureza.



No final pintamos uma folha que estava cheia de animais e os meninos só podiam colorir os que eram selvagens. Os meninos gostaram muito e mostraram ter aprendido a distinção entre animais domésticos e selvagens. Eu diverti-me imenso e aprendi que o trabalho com os mais pequeninos tem que ser diferente para conseguir a sua atenção!


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Calendário Verde

Cada escola primária inserida no programa deste estágio recebeu um calendário, restringido aos 4 meses em que o CERVAS os visita, onde estão assinaladas as datas em que vou à escola bem como algumas datas ambientais de referir.


Em conjunto com o calendário recortei algumas imagens representativas para os alunos colarem nas datas assinaladas, desta forma o calendário não é esquecido e as datas ambientais importantes são recordadas.










Primeiras Visitas

As visitas começaram no dia 14 de Março em Folgosinho e Melo e no dia 17 do mesmo mês em Arcozelo e Paços da Serra com o tema: Centros de Recuperação. A sessão foi iniciada com testes diagnóstico, onde os alunos puderam registar o que já sabiam sobre o assunto, depois continuamos com uma apresentação em power-point
e um teatro representativo do processo de recuperação de um animal selvagem ferido, mais concretamente, do Fernando. 


Os  meninos simularam todos os passos da recuperação do Fernando, desde que o encontraram caído no chão, ao seu transporte para ao CERVAS, tratamento e libertação.





No final, repetimos os testes diagnóstico, onde os alunos mostraram ter retido a mensagem transmitida ao longo da sessão. 
Desta vez foi lançado o desafio de, no meu regresso, os alunos reconstruirem todo o processo de recuperação de um outro animal selvagem que encontrassem ferido.

Foi uma primeira experiência muito divertida e enriquecedora para ambas as partes. Os alunos aprenderam o que é o CERVAS, o que se faz lá, compreenderam a diferença entre animais domésticos e selvagens e ficaram a saber o que devem fazer se um dia virem um animal selvagem ferido.
 Eu percebi a forma como devo falar com eles e como cativar a sua atenção!

Compreender e Abraçar a Natureza

O nome do meu estágio é Compreender e Abraçar a Natureza, pois um dos meus objectivos é fazer com que os meninos percebam que a natureza é importante e que devemos respeita-la e protegê-la.
No âmbito desse estágio, para além de ajudar a cuidar dos animais, visito os Jardins de Infância e as escolas primárias que fazem parte do agrupamento de escolas de Gouveia e estão inseridos no projecto Eco-Escolas.

Aos Jardins de Infância de Moimenta da Serra, Arcozelo, Melo e Folgosinho já fiz a minha primeira visita, mas espero em breve ter um tempinho para os voltar a ir ver. Os meninos do Jardim de Infância de Gouveia são os próximos a quem vou ensinar, brincando, o que são animais selvagens e o que fazer quando vemos um animal selvagem ferido. No final serão feitos testes afim de reunir dados acerca da sua aprendizagem.

Pelas EB1 de Melo, Folgosinho, Arcozelo e Paços da Serra o trabalho é um pouco mais extenso, tenho agendadas 4 visitas, uma por mês com cada uma delas. Em cada visita falamos de temas diferentes, fazemos testes diagnóstico e uma actividade de acordo com tema do dia.

No final de todas as visitas tratarei estatisticamente os dados recolhidos, através dos testes diagnóstico. Com este estudo pretendo perceber qual a melhor forma de comunicar e transmitir mensagens tão sérias e complexas a alunos com idades entre os 3 e os 10 anos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Olá meninos!

Começo por me apresentar: eu sou a Diana e estou a estudar Biologia na Universidade de Aveiro. Este ano vim estagiar para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens - o CERVAS.
O CERVAS é um hospital para animais selvagens. Quando um animal selvagem fica doente ou ferido, num sítio perto do CERVAS, os senhores do SEPNA-GNR trazem-nos para o nosso médico dos animais, o veterinário, cuidar deles.
Quando o animal está totalmente recuperado nós devolvêmo-lo à sua casa, a Natureza!

Desenhos do JI de Arcozelo